domingo, 5 de agosto de 2018

Louis Francescon: Batismo, filiação religiosa e influência pentecostal


Entenda como foi o verdadeiro início da Obra de Deus, por Louis Francescon
Louis Francescon, em sua comum congregação Christian Congregation Church, em Chicago
Como todos que frequentam a Congregação Cristã no Brasil sabem, Louis Francescon foi o líder que deu início a este movimento no Brasil no ano de 1910.

Quem conhece a CCB como ela é hoje pode pensar que essa denominação sempre foi da mesma forma desde o seu início. Ledo engano. Há várias décadas, a Congregação Cristã no Brasil se tornou uma igreja exclusivista, que nega suas origens pentecostais, não mantém laços nem comunhão com nenhuma denominação religiosa (nem mesmo outras igrejas fundadas por Louis Francescon em outros países, como a Asambleia Cristiana na Argentina e Assemblee di Dio na Itália), e que se autointitula como sendo a VERDADEIRA GRAÇA  de Deus. Além do mais, a CCB rebatiza todos os cristãos que desejam fazer parte de sua denominação, pois para ela o batismo feita por outras denominações religiosas é invalido, mesmo sendo por imersão. É preciso ser batizado por um ancião ordenado dentro da Congregação Cristã no Brasil, que segundo ela foi revelado por Deus, quando, na verdade, os ministros da CCB são ordenados em sua grande maioria por laços familiares e amizades como s anciães mais antigos, além de precisarem ser batizado com o dom de novas línguas (o que não há prova alguma de ser verdadeiramente uma língua existente, pois nunca são postos à prova com tradutores).


Asamblea Cristiana - Argentina

Assemblee di Dio - Itália

Asambleas Cristianas de Guatemala
O que a Congregação Cristã no Brasil não contava é com o acesso democrático da informação nos dias atuais, através da internet, permitindo a revelação de vários fatos históricos relevantes que desmascaram falsas afirmações proferidas pela igreja.

Tópicos da Assembleia de Ensinamentos de 1961
- DOUTRINA DO BATISMO 

Quando se vae batisar, sendo o servo de Deus um mandado do Senhor, para cumprir o mandamento deve usar as palavras “Em Nome do Senhor Jesus te batiso Em Nome do Pae, do Filho e do Espírito Santo” tudo conforme se encontra em S. Mateus XXVIII, vs. 19 e Atos II, vs. 38. Pois o sacramento que está cumprindo é um mandamento do Senhor Jesus. Sempre temos considerado que todos sejam batisados segundo o Senhor nos tem feito claro desde o princípio desta Obra. O Senhor nos guiou em que só sejam considerados nossos irmãos aqueles que se batisam entre nós.  Na obra de Deus não temos parentes nem amigos, todos somos iguaes e quem não está na doutrina não é considerado como irmão nem tem liberdade nos cultos.



Tópicos de Assembleia de 1988
22 - A CONGREGAÇÃO NÃO É PENTECOSTAL - A CONGREGAÇÃO NÃO SE ORIGINOU DE DISSIDENTES DA ASSEMBLÉIA DE DEUS - A ASSEMBLÉIA DE DEUS NÃO SURGIU DA CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL

"As entidades que analisam o movimento evangélico em nosso País costumam nos classificar entre as igrejas pentecostais, devido ao fato de estes também crerem na manifestação do Espírito Santo com evidências de novas línguas. Não somos pentecostais, nem temos afinidades com quaisquer outros ramos evangélicos.


Deus derramou a Promessa do Espírito Santo sobre os discípulos, em Jerusalém, no dia de Pentecostes. Este era um dia de festa nacional dos judeus, motivo pelo qual judeus de todas as partes da terra se achavam reunidos em Jerusalém. A lei de Moisés determinava essa festa anual. - Entretanto, a efusão do Espírito Santo nada tem a ver, doutrinalmente, com a festa de Pentecostes. Portanto, nós nada temos com o pentecostalismo. "

A Congregação Cristã no Brasil nega qualquer laço que a una atualmente com outras igrejas. Isto é fato. No entanto, o que ela não pode negar é que “no inicio dessa obra” as coisas não eram bem assim. Louis Francescon considerava sim pessoas de outras denominações irmãs em Cristo. Inclusive pessoas que não haviam sido batizadas por imersão, uma das doutrinas que o levou a se separar da igreja Presbiteriana à qual ele pertencia, também eram consideradas “salvas em Cristo”. Atualmente, a igreja no Brasil só considera as pessoas “salvas na CCB”, conforme os afirma a declaração acima “O Senhor nos guiou em que só sejam considerados nossos irmãos aqueles que se batisam entre nós “.

Vejamos agora o que Francescon dizia sobre pessoas de outras igrejas evangélicas, em seu testemunho pessoal:

"...No ano de 1898, o Senhor salvou o irmão Giuseppe Beretta por meio dos Metodistas Livres, Americanos, o qual após algum tempo uniu-se conosco, Presbiterianos italianos..


Em fins de Abril de 1907, o Senhor me fez encontrar com um irmão Americano, um dos primeiros a receber a promessa do Espírito Santo em Los Angeles, no ano de 1906 e, por meio dele soube que na W. North Ave, 943, havia uma missão que anunciava a promessa do Espírito Santo e que o próprio pastor (W. H. Durham) A havia recebido. Na primeira semana freqüentei sozinho aquele serviço e o Senhor me confirmou que aquela era sua obra. No domingo seguinte me acompanhou o resto do grupo.


Naquele tempo enquanto se esperava a promessa, o Senhor fez saber ao irmão W. H. Durhan e outros que Ele me havia chamado e preparado para levar sua mensagem a colônia italiana; após fui eu mesmo também confirmado por Deus.”


Na verdade, o batismo de Louis Francescon não seria considerado válido pela atual CCB, por uma série de fatores. Francescon foi batizado por Giuseppe Beretta, quem não havia sido ordenado ancião de acordo com a doutrina da Congregação Cristã no Brasil. Beretta foi batizado por um membro da Igreja dos Irmãos de Elgin, em Illinois. A Igreja dos Irmãos pratica, de fato, o batismo nas águas, mas com três imersões frontais, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Além do mais, atualmente para ser ancião da CCB é preciso falar novas línguas, e Giuseppe Beretta só recebeu o dom de novas línguas 5 anos depois de ter batizado Louis Francescon. Basta ler com atenção o “Histórico da Obra de Deus revelado pelo Espírito Santo no século passado”, disponível pela CCB para chegar a estas informações.

Outro ponto a ser considerado é que Louis Francescon afirmou que o Espirito Santo lhe revelou algo que nos dias atuais a CCB considera inconcebível: A OBRA DE DEUS SOB A TUTELA DE UM PASTOR. Vejamos:

Em fins de Abril de 1907, o Senhor me fez encontrar com um irmão Americano, um dos primeiros a receber a promessa do Espírito Santo em Los Angeles, no ano de 1906 e, por meio dele soube que na W. North Ave, 943, havia uma missão que anunciava a promessa do Espírito Santo e que o próprio pastor (W. H. Durham) A havia recebido. Na primeira semana freqüentei sozinho aquele serviço e o Senhor me confirmou que aquela era sua obra. No domingo seguinte me acompanhou o resto do grupo.

“Após algum tempo Francescon recebeu profecia do Pastor Durham que Deus o havia chamado para levar a mensagem pentecostal à colônia Italiana:

"No mês de julho a minha esposa foi a primeira a ser selada com o Dom do Espírito Santo, falando em língua Sueca e a irmã Dora Di Cicco foi a segunda falando em língua Chinesa. Em 25 de Agosto o benigno Senhor se comprazeu selar também a mim.

Naquele tempo enquanto se esperava a promessa, o Senhor fez saber ao irmão W. H. Durhan e outros que Ele me havia chamado e preparado para levar sua mensagem a colônia italiana; após fui eu mesmo também confirmado por Deus."

Veja abaixo como eram as coisas no "início dessa obra", e como elas ficaram:










Nenhum comentário:

Postar um comentário