terça-feira, 14 de agosto de 2018

A obsessão da CCB por pelos e cabelos


Dos muitos anos que estive congregado na CCB, confesso que nunca engoli muito bem as proibições com relação ao uso de barba para homens. Curiosamente, vi várias irmãs mais idosas que não tiravam os pelos do rosto (barba de idosas) por ser considerado "vaidade". Algumas jovens também não tiravam o buço (bigodinho).

Quem frequenta a CCB sabe que as mulheres são exortadas a não cortarem os cabelos. Muitas igrejas (comuns) mais radicais proíbem as organistas de tocarem até que os cabelos voltem à crescer, caso elas cortem as pontas. Além do mais, mulheres são exortadas a não tirarem sobrancelhas ou outros pelos corporais. Existe inclusive tópicos recentes sobre esses assuntos:

Tópicos de Assembleia de 2007

* 10 - ADVERTÊNCIA À IRMANDADE SOBRE VAIDADE E COSTUMES MUNDANOS

Ultimamente, vem se observando que a vaidade e os costumes mundanos estão se alastrando no meio do povo de Deus. A irmandade, em geral, tem responsabilidade perante Deus de se enquadrar na doutrina.

As irmãs devem evitar trajes exagerados, trajando sempre roupas modestas. As santas do Senhor não devem usar pinturas, nem depilar as sobrancelhas ou tingir os cabelos, nem darem-se à exibição de jóias. Devem ter os cabelos crescidos, conforme a Palavra. Vestidos decotados, sem mangas, saias curtas ou abertas, roupas transparentes ou modelos indecorosos, não devem fazer parte dos costumes das servas de Deus.

Irmãos que tingem os cabelos e bigodes também devem entrar na disciplina

Os jovens devem se abster de penteados e cortes de cabelo exóticos e exagerados.
Nossa irmandade deve abster-se de tatuagens e “piercings”.

Tópicos de Assembleia de 2017

*11. BARBA CRESCIDA E OU CAVANHAQUE (Repetição do Tópico 9 de 2014)
Aconselhamos nossos irmãos, inclusive seus filhos, que não é conveniente aos nossos princípios o uso de barba crescida e nem cavanhaque, como também os cabelos penteados de forma exótica.

Quanto aos recém chamados na graça, aguardemos que o Senhor faça a obra. A saudação com ósculo santo em um rosto com barba crescida torna-se incômoda, tendo em vista a recomendação da Palavra: “...Saudai-vos uns aos outros com santo ósculo” (Romanos 16:16). O Ministério reprova o uso desse costume. 

Quanto aos irmãos que ocupam cargos ou Ministérios, apresentando-se assim, serão advertidos a enquadrarem-se neste ensinamento e, se persistirem, deverão deixar o seu cargo ou Ministério, pois essa é a disciplina da Congregação Cristã no Brasil, conforme os tópicos já anteriormente aprovados em Reuniões Gerais Anuais de Ensinamentos, os quais têm força estatutária. (Art.44 do Estatuto da Congregação Cristã no Brasil).

Qual é a correlação bíblica para tirar a liberdade de um músico que deixa a barba crescer? Que disciplina é essa da CCB que não leva em consideração fatores da própria biologia humana, onde homens possuem barba que, teoricamente, foi dada por Deus para alguma razão, senão não estaria ali?? A contradição é tamanha que mulheres são proibidas de tirar pelos (sobrancelhas), e homens são proibidos de deixar o pelo (barba) crescer? Que Deus é esse que pune seus filhos por tolices como quantos centímetros de barba um homem possui, ou se vai espetar o rosto do irmão ao saudá-lo com o ósculo quando todos sabemos que no antigo testamento era inclusive proibido raspar a barba? Sendo assim Jesus e seus discípulos estariam fora da "disciplina" da CCB, e proibidos de exercer ministérios nessa instituição. 

Imagine o que esses anciãos devem achar de depilação íntima então...

O que seriam cortes de cabelo "exóticos"? Será que há 2000 anos Jesus não acharia os cabelos dos membros da CCB exóticos?


Vemos, portanto, que para o deus da CCB, quem revela os tópicos de ensinamentos todos os anos nas reuniões ministeriais, é muito importante que seus servos controlem o tamanho dos pelos que ele próprio colocou em seus corpos, sendo que para mulheres, o pecado é tirar, e para os homens, o pecado é deixar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário