Tópicos da Assembleia de Março de 1988
22 - A CONGREGAÇÃO NÃO É PENTECOSTAL - A CONGREGAÇÃO NÃO SE ORIGINOU DE
DISSIDENTES DA ASSEMBLÉIA DE DEUS - A ASSEMBLÉIA DE DEUS NÃO SURGIU DA
CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL
As entidades que analisam o movimento evangélico em nosso País costumam nos
classificar entre as igrejas pentecostais, devido ao fato de estes também
crerem na manifestação do Espírito Santo com evidências de novas línguas. Não
somos pentecostais, nem temos afinidades com quaisquer outros ramos
evangélicos.
Deus derramou a Promessa do Espírito Santo sobre os discípulos, em Jerusalém,
no dia de Pentecostes. Este era um dia de festa nacional dos judeus, motivo
pelo qual judeus de todas as partes da terra se achavam reunidos em Jerusalém.
A lei de Moisés determinava essa festa anual. - Entretanto, a efusão do
Espírito Santo nada tem a ver, doutrinalmente, com a festa de Pentecostes.
Portanto, nós nada temos com o pentecostalismo.
Um dos jornais da Capital de São Paulo
publicou artigo no qual menciona que a Congregação se originou de dissidentes
da seita Assembléia de Deus. Não é verdade e se faz necessário contestar isso
publicamente. Também não é verdade que a Assembléia de Deus tenha se originado de
pessoas que se afastaram da Congregação.
Interessante como a CCB se apega a conceitos literais de palavras algumas vezes, dando explicações teológicas profundas quando quer cortar laços que a aproxima das "seitas". Parece até um filho que deixou uma vida pobre no campo, foi para cidade grande, se tornou doutor, e tenta abafar seu passado humilde da alta sociedade que frequenta agora, mesmo que a base para que ele se tornasse doutor hoje tenha sido sua vida simples na roça. Outras vezes, a CCB mata doutrinas bíblicas e as reinventa para seu próprio benefício, como é o caso da doutrina da graça de Deus (vide ponto de doutrina número 7 desse artigo).
Em seu livreto “Histórico de uma ramificação da Obra de Deus”, Louis Francescon afirmou ter sido batizado com o dom de novas línguas no culto de uma igreja participante do movimento pentecostal, iniciado no começo do século XX em Los Angeles, EUA, pelo pastor negro William J. Seymour. Pessoas de todos os lugares iam visitar o novo movimento em Los Angeles, e uma delas foi o pastor William Durham, de Chicago. Na então famosa igreja da Rua Azusa, em Los Angeles, Durham foi batizado no Espirito Santo com evidência em novas línguas. Quando retornou a Chicago, sua igreja North Avenue Full Gospel Mission se tornou um dos maiores polos pentecostais do pais, atraindo centenas de membro de diversas outras denominações que ouviam falar sobre as coisas que lá aconteciam, entre eles Louis Francescon, que mais tarde se tornara líder do movimento ítalo-pentecostal em diversos países, e os suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren, fundadores da Assembléia de Deus. O Pastor William Durham inclusive publicava um periódico chamado O TESTEMUNHO PENTECOSTAL, onde ele relatava os eventos do novo movimento.
Sendo assim, a Assembléia de Deus e a Congregação Cristã no Brasil tiveram a mesma origem pentecostal em Chicago. Todas as denominações que tiveram origem desse movimento são consideradas Pentecostais, inclusive a Congregação Cristã no Brasil e suas co-irmãs fundadas por Francescon em outros países.
Pastor William Seymour e a igreja Missão da Fé Apostólica, na Rua Azusa, Los Angeles |
Em seu livreto “Histórico de uma ramificação da Obra de Deus”, Louis Francescon afirmou ter sido batizado com o dom de novas línguas no culto de uma igreja participante do movimento pentecostal, iniciado no começo do século XX em Los Angeles, EUA, pelo pastor negro William J. Seymour. Pessoas de todos os lugares iam visitar o novo movimento em Los Angeles, e uma delas foi o pastor William Durham, de Chicago. Na então famosa igreja da Rua Azusa, em Los Angeles, Durham foi batizado no Espirito Santo com evidência em novas línguas. Quando retornou a Chicago, sua igreja North Avenue Full Gospel Mission se tornou um dos maiores polos pentecostais do pais, atraindo centenas de membro de diversas outras denominações que ouviam falar sobre as coisas que lá aconteciam, entre eles Louis Francescon, que mais tarde se tornara líder do movimento ítalo-pentecostal em diversos países, e os suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren, fundadores da Assembléia de Deus. O Pastor William Durham inclusive publicava um periódico chamado O TESTEMUNHO PENTECOSTAL, onde ele relatava os eventos do novo movimento.
Sendo assim, a Assembléia de Deus e a Congregação Cristã no Brasil tiveram a mesma origem pentecostal em Chicago. Todas as denominações que tiveram origem desse movimento são consideradas Pentecostais, inclusive a Congregação Cristã no Brasil e suas co-irmãs fundadas por Francescon em outros países.
2 – A CCB RESTRINGE O USO DO
HINÁRIO À SUA MEMBRESIA, MESMO NÃO SENDO A AUTORA NEM DAS MELODIAS,
NEM DAS POESIAS DA MAIORIA DOS HINOS
O hinário intitulado “Hinos de Louvores e Súplicas a Deus” utilizado pela CCB nada mais é
do que a compilação de centenas de hinos religiosos compostos e escritos há
décadas ou até mesmo séculos atrás, por membros de diversas igrejas protestantes, às quais a CCB
chamava até pouco tempo de seitas. A Congregação reuniu esses hinos e os chama de seus, ignorando
suas verdadeiras autorias. De fato, no hinário utilizado pelos músicos aparece
o nome dos compositores das melodias dos hinos, porém a CCB faz questão de
dizer que a “melodia é universal”, mas a poesia é exclusiva dela. Aqui vemos duas incoerências:
- Primeiro: que se a CCB proíbe pessoas de outras igrejas de usarem o seu hinário, por que ela usa os hinos de outras igrejas?
- Segundo: se o hinário é a Palavra de Deus cantada, como a própria CCB diz, como proibir que novas pessoas tenha acesso à Palavra de Deus em sua forma melódica? Não seria uma forma a mais de pregar o evangelho, o qual é gratuito e universal?
- Cristo me Ama (Jesus loves me) - 1860 - Letra de Anna B. Warner e Willian B. Bradbury;
- Tú és o Oleiro (Have thine own way, Lord) 1907 - Letra de Adelaide A. Pollard;
- Graça Maravilhosa (Wonderful Grace of Jesus) - 1918 - Letra de Haldor Lillenas, da Igreja do Nazareno;
- Grandioso és Tú (How Great Thou Art) Início da década de 20 - Letra de Stuart K. Hine;
- Nome precioso para mim (Jesus is the sweetest name I know) 1924 - Letra de Lela B. Long;
- Todo a Cristo me entrego (I surrender all) 1896 - Letra de Judson W. Van DeVenter;
- Jesus habita em meu coração (He lives) 1916 - Letra de Eleanor A. Schroll, editado por Samuel F. Coffman e John D. Brunk;
- Só Jesus é amigo verdadeiro (No one ever cared for me like Jesus) Letra de Charles Frederick Weigle, compositor de mais de mil hinos
- Estou abrigado em meu Salvador (He hideth my soul) 1890 - Letra de Fanny Crosby;
- Jesus me deu celeste hino (I have a song that Jesus gave me) 1924 - Letra de Elton M. Roth
- Haja paz desde os céus (It’s well with my soul) 1873 - Letra de Horatio G. Spafford;
- Paz seja em voz (Peace! Be Still!) 1904 - Letra de Mrs. J. M. Hunter
- Comigo está Jesus (If Jesus goes with me) 1908 - Letra e Melodia de C. Austin Miles
- Testemunhas verazes nós somos (We've a story to tell to the nations) Letra e Melodia de H. Ernest Nichol
- Conserva a paz, ó minha alma (Be still my soul) 1752 Letra em alemão de Katharina A. von Schelegel e traduzido para inglês em 1855 por Jane L. Borthwick
- Igual ao Mestre, eu desejo ser (More like the Master) 1907 Letra e Melodia de Charles H. Gabriel
- Vinde, crianças (Come to the Savior) 1870 - Letra de George F. Root
- Deus nos guarde (God be with you till we meet again) 1880 - Letra de Jeremiah E. Rankin, compilado por John W. Bischoff e Otis Presbrey)
3 – A CCB TEM FORTES DIVERGÊNCIAS
IDEOLÓGICAS DENTRO DO SEU MINISTÉRIO
Quem congrega
nos templos mais tradicionais e históricos da CCB certamente irá ter um grande
choque ao ir numa CCB mais “fervorosa”. Embora haja reuniões anuais do
ministério falando sobre ordem e decência nos cultos, vários pregadores
desobedecem todos os ensinamentos dados pelos “anciães mais velhos”, que são
considerados os guias do povo. Há igrejas onde o barulho é tanto que é
impossível ouvir o que o pregador fala. Muitas vezes é impossível entender o
próprio pregador, de tanto que ele grita na pregação. Muitos pregadores incitam
as pessoas a falarem línguas estranhas, demonstrando que estão recebendo o
Espírito Santo. Há igrejas onde as pessoas pulam, sapateiam, correm de um lado
para o outro, se abraçam por tempo prolongado manifestando línguas, caem no
chão.
Outros pontos de clara divergência são os usos e costumes: muitas regiões fazem vistas grossas para o uso de joias, maquiagens, corte de cabelo e roupas curtas para as mulheres. Já outras regiões tiram inclusive a liberdade de mulheres que cortam as pontas dos cabelos, ou proíbem as irmãs organistas de tocarem quando estas pintam as unhas ou usam joias. Há uma clara divisão ideológica dentro da CCB.
Outros pontos de clara divergência são os usos e costumes: muitas regiões fazem vistas grossas para o uso de joias, maquiagens, corte de cabelo e roupas curtas para as mulheres. Já outras regiões tiram inclusive a liberdade de mulheres que cortam as pontas dos cabelos, ou proíbem as irmãs organistas de tocarem quando estas pintam as unhas ou usam joias. Há uma clara divisão ideológica dentro da CCB.
4 – A CCB ACREDITA E PREGA
TÉCNICAS MÍSTICAS DE REVELAÇÃO E INCORPORAÇÃO DE ESPÍRITO
A “Busca da
Palavra” faz parte do cotidiano do crente da CCB. Desde que começam a congregar, as pessoas são
ensinadas a prática da "busca da palavra" para tudo na vida: viagens, mudanças, casamentos,
fazer ou desfazer negócios, busca por empregos ou qualquer outra decisão
importante. Funciona basicamente assim:
A pessoa está necessitada de algo, vai à igreja buscando uma orientação espiritual e acredita que na hora da pregação o ancião ou cooperador será tomado pelo Espírito de Deus para dar-lhe a direção ou revelação do que irá acontecer. O pregador então diz coisas do tipo:
Histórico da Obra de Deus manifesta pelo Espírito Santo no Século atual (1903)
"Em princípios de Dezembro o Senhor falou por minha boca, dizendo: "Eu, o Senhor, permaneci no meio de vós e se me obedecerdes e fordes humildes eu mandarei convosco todos os que devem ser salvos. Vos terei unidos por um pouco de tempo a fim de vos preparar, para depois mandar alguns de vós em outros lugares para recolher outras minhas ovelhas. Este é o sinal que vos dou para confirmar que vosso Deus é quem vos falou. Este local será pequeno para conter as pessoas que chamarei"."
A pessoa está necessitada de algo, vai à igreja buscando uma orientação espiritual e acredita que na hora da pregação o ancião ou cooperador será tomado pelo Espírito de Deus para dar-lhe a direção ou revelação do que irá acontecer. O pregador então diz coisas do tipo:
- “hoje entrou alguém aqui pedindo a confirmação da Palavra para uma causa importante. Deus te diz: Pode ir que eu serei contigo”
- “entrou alguém aqui hoje com uma causa difícil, e Deus manda te dizer irmão ou irmã: Eu serei na tua causa, fica em paz que a vitória será tua”
- “Irmãos, Deus está me mostrando que entrou alguém aqui desenganado da medicina, mas Deus irá confundir os médicos e te libertará”
Histórico da Obra de Deus manifesta pelo Espírito Santo no Século atual (1903)
"Em princípios de Dezembro o Senhor falou por minha boca, dizendo: "Eu, o Senhor, permaneci no meio de vós e se me obedecerdes e fordes humildes eu mandarei convosco todos os que devem ser salvos. Vos terei unidos por um pouco de tempo a fim de vos preparar, para depois mandar alguns de vós em outros lugares para recolher outras minhas ovelhas. Este é o sinal que vos dou para confirmar que vosso Deus é quem vos falou. Este local será pequeno para conter as pessoas que chamarei"."
Nesse tipo de
crença, várias pessoas acabam adentrando em negócios, casamentos, viagens etc.
que teoricamente foram confirmados por Deus, mas que acabam arruinados por mero
acaso da vida. Quando as pregações não se cumprem, o fiel é levado a crer que
pegou “palavra errada”, mesmo que tenha sentido seu coração arder de emoção no
momento da pregação. O povo é enganado através de falsas promessas e profecias. O próprio ministério da CCB sabe disso e confirma o fato. Segue trecho da carta vinculada aos tópicos da 83 Reunião Geral Anual de Ensinamentos - 2018:
"Aos servos de Deus
chamados no Ministério, aconselhamos quanto ao cuidado que devem ter para não
serem enganados pelo adversário que, com astúcia, procura enfraquecer o povo,
com falsas pregações de palavras.
Não podemos ter comunhão
com a maneira pela qual alguns pregadores fazem na condução dos Cultos que é a
Deus. Estes não têm outro objetivo senão a grandeza e vanglória, sendo
admirados pelo povo que sem a luz querem servir a Deus na expectativa de
alcançar os bens terrenos, tais como, libertação de seus males, prosperidade na
vida terrena e bem estar, demonstrando desconhecimento do que significa a sua
salvação...
...É notório, no povo, a
manifestação de uma fé cega, pois essas pregações levam os ouvintes a crerem em
um deus que está comprometido coma solução de seus problemas, como se houvesse exclusividade
e preferência no seu atendimento...
...Vemos que muitos que são
engodados por essas falsas promessas, não alcançando seus objetivos, desvanecem
na fé e se afastam da crença na Palavra que pode leva-los ao céu."
5 – OS MEMBROS DA CCB NÃO TEM
DIREITO ALGUM DE NADA, MAS SÓ DESCOBREM
ISSO QUANDO JÁ É TARDE DEMAIS
A Congregação Cristã
no Brasil em seu Estatuto versão 2013 não fala de direitos dos seus membros. Aliás, não existe sequer registro de membros, sob a alegação de que a fé é entre o fiél e Deus.
Quando surge uma situação onde o fiel teoricamente infringiu a doutrina da igreja, não lhe é dado nenhum direito de defesa, apelação ou de contratar um advogado para defendê-lo em casos arbitrários. Não existe tribunal eclesiástico na CCB. O Art. 9, parágrafo único diz: O conselho de Anciães, em proteção à Sã Doutrina, poderá retirar a liberdade de manifestação nos cultos de qualquer membro, bem como comunicar às igrejas para cumprimento dessa deliberação. Isso significa que a pessoa pode ser excluída da comunhão da igreja a qualquer momento, e por qualquer motivo que o ministério quiser.
Quando surge uma situação onde o fiel teoricamente infringiu a doutrina da igreja, não lhe é dado nenhum direito de defesa, apelação ou de contratar um advogado para defendê-lo em casos arbitrários. Não existe tribunal eclesiástico na CCB. O Art. 9, parágrafo único diz: O conselho de Anciães, em proteção à Sã Doutrina, poderá retirar a liberdade de manifestação nos cultos de qualquer membro, bem como comunicar às igrejas para cumprimento dessa deliberação. Isso significa que a pessoa pode ser excluída da comunhão da igreja a qualquer momento, e por qualquer motivo que o ministério quiser.
Outra coisa que
os frequentadores da CCB não sabem é que não tem direito algum sobre nada
material da denominação, mesmo que tenham doado rios de dinheiro para
construção de templos, viagens missionárias e outras obras. Sobre direitos de
coletas, o estatuto diz: Art. 7, parágrafo 2: Em decorrência da natureza de
liberalidade, essas coletas e ofertas não geram qualquer direito, em tempo
algum, sob qualquer pretexto. Ou seja, não importe quanto você doe,
você não tem direito a nada.
6 – A CCB SE AFASTOU MUITO DOS
ENSINAMENTOS DO SEU FUNDADOR, LOUIS FRANCESCON
Quando a nova
sede da CCB no bairro do Brás foi inaugurada no ano de 1954, o fundador da
denominação, Louis Francescon, foi convidado para vir fazer a inauguração do
templo, mas curiosamente ele se recusou. O boato que corre na igreja é que ele
informou que já tinha cumprido a sua missão no Brasil, mas fato é que Francescon
não concordava com as mudanças que os anciães locais estavam fazendo na
doutrina da igreja.
Até os dias de
hoje a família do fundador da CCB frequenta a denominação Christian Congregation Church, na cidade de Chicago, igreja na qual Francescon faleceu
sendo membro e ancião. Essa igreja não é vinculada à Congregação Cristã no Brasil. Eles
aceitam cristãos de outras denominações como irmãos em Cristo, não exigem que
os tais sejam rebatizados caso já tenham sido batizados por imersão. Francescon
também era contra a centralização do poder nas igrejas, e foi exatamente o que
ocorreu na Congregação Cristã no Brasil, até os dias de hoje. Tudo emana do
Brás, para dentro e fora do Brasil.
Louis Francescon no antigo templo da sua comum em Chicago, Illinois |
Igreja onde congrega a familia de Louis Francescon |
Christian Congregation Church, igreja onde congrega a família de L. Francescon |
A CCB não aceita cristãos de outras denominações como irmãos em Cristo:
Tópicos da Assembleia de Ensinamentos de 1961
- DOUTRINA DO BATISMO
"Quando se vae batisar, sendo o servo de Deus um mandado do Senhor, para cumprir o mandamento deve usar as palavras “Em Nome do Senhor Jesus te batiso Em Nome do Pae, do Filho e do Espírito Santo” tudo conforme se encontra em S. Mateus XXVIII, vs. 19 e Atos II, vs. 38. Pois o sacramento que está cumprindo é um mandamento do Senhor Jesus. Sempre temos considerado que todos sejam batisados segundo o Senhor nos tem feito claro desde o princípio desta Obra. O Senhor nos guiou em que só sejam considerados nossos irmãos aqueles que se batisam entre nós. "
Interessante notar que "no princípio dessa obra" Louis Francescon considerava todos os cristãos protestantes como irmãos na fé e salvos em Cristo:
Livreto Histórico da Obra de Deus revelada pelo Espírito Santo no século passado, por Louis Francescon:
"...No ano de 1898, o Senhor salvou o irmão Giuseppe Beretta por meio dos Metodistas Livres, Americanos, o qual após algum tempo uniu-se conosco, Presbiterianos italianos..
Em fins de Abril de 1907, o Senhor me fez encontrar com um irmão Americano, um dos primeiros a receber a promessa do Espírito Santo em Los Angeles, no ano de 1906 e, por meio dele soube que na W. North Ave, 943, havia uma missão que anunciava a promessa do Espírito Santo e que o próprio pastor (W. H. Durham) A havia recebido. Na primeira semana freqüentei sozinho aquele serviço e o Senhor me confirmou que aquela era sua obra. No domingo seguinte me acompanhou o resto do grupo.
Naquele tempo enquanto se esperava a promessa, o Senhor fez saber ao irmão W. H. Durham e outros que Ele me havia chamado e preparado para levar sua mensagem a colônia italiana; após fui eu mesmo também confirmado por Deus."
Lembrando também que Francescon foi batizado por um irmãos que não era da fé e doutrina de acordo com a Congregação Cristã no Brasil. O único ponto que ele tomou em consideração foi o batismo por imersão nas águas. Segundo o próprio Francescon, a pessoa que o batizou, Giuseppe Beretta, foi salvo através de Metodistas Livres, e batizado em uma denominação chamada Igreja dos Irmãos:
"No ano de 1898, o Senhor salvou o irmão Giuseppe Beretta por meio dos Metodistas Livres, Americanos, o qual após algum tempo uniu-se conosco, Presbiterianos italianos.
Falei-lhe (a G. Beretta) também muitas vezes do citado batismo, mas, no momento não lhe era dado compreender. Em princípio de setembro de 1903 nos encontramos em Elgin, ILL., (no local onde eu com o irmão G. Marin estávamos executando um trabalho), lhe falei novamente (a G. Beretta) em presença deste, da necessidade em obedecer ao mandamento de nosso Senhor.
Então, servindo-se Deus também de outros meios, convenceu-se (G. Beretta) e dois dias após fez-se batizar mesmo em Elgin, por um irmão Americano pertencente à Igreja dos Irmãos (Church of the Brethren). Na ocasião lhe disse: "Irmão Beretta, agora que sois batizado, na próxima segunda-feira, dia 7 que é o dia do trabalho, batizar-me-ás também".
Como o Pastor se encontrava na Itália, competia a mim como ancião presidir o
serviço que se realizava no domingo, dia 6. Assim tive oportunidade de dizer ao
povo o que eu sentia em meu coração e lhes falei: Após 9 anos que o Senhor me
falou em obedecer ao seu mandamento, amanhã, com a ajuda de Deus, terei a
oportunidade em obedecê-Lo e se algum de vós quiser assistir venham ao
(Lake-Front, de Chicago) em tal lugar, às tantas horas. Vieram cerca de 25, dos
quais 18 obedeceram juntamente comigo. Fomos imersos pelo irmão G. Beretta."
O batismo na Igreja dos Irmãos (Church of the Brethren) não é aceito pela CCB atual. Vejamos, segundo o site da própria Igreja dos Irmãos, como eles praticam o batismo há mais de 300 anos:
"Three hundred years ago, the first Brethren chose adult baptism as their ceremonial response to God’s saving act—the life, death, and resurrection of Jesus Christ. Today, in the presence of the congregation, a newly committed person kneels in the water of the baptistry, publicly acknowledges his or her decision, and is immersed three times forward, “in the name of the Father, and of the Son, and of the Holy Spirit.”
Tradução:
"Trezentos anos atrás, a primeira Irmandade escolheu o batismo adulto como sua resposta cerimonial ao ato de Salvação de Deus - a vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Hoje, na presença da congregação, a nova pessoa comprometida se ajoelha na água do batistério, publicamente reconhecendo sua decisão, sendo imersa TRÊS VEZES PARA FRENTE, "em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo".
Sendo assim, podemos concluir que:
Baseado em todos estes fatos, nos dias atuais na CCB, O BATISMO DE LOUIS FRANCESCON SERIA CONSIDERADO INVÁLIDO, E ELE TERIA QUE SER BATIZADO NOVAMENTE POR UM ANCIÃO DA CCB, SELADO COM A PROMESSA, BATIZADO NA CCB POR OUTRO ANCIÃO TAMBÉM DA CCB, IMERSO PARA TRÁS UMA ÚNICA VEZ, EM NOME DE JESUS CRISTO E EM NOME DO PAI, E DO FILHO, E DO ESPÍRITO SANTO (a irmandade responde AMÉM).
Tópicos da Assembleia de Ensinamentos de 1961
- DOUTRINA DO BATISMO
"Quando se vae batisar, sendo o servo de Deus um mandado do Senhor, para cumprir o mandamento deve usar as palavras “Em Nome do Senhor Jesus te batiso Em Nome do Pae, do Filho e do Espírito Santo” tudo conforme se encontra em S. Mateus XXVIII, vs. 19 e Atos II, vs. 38. Pois o sacramento que está cumprindo é um mandamento do Senhor Jesus. Sempre temos considerado que todos sejam batisados segundo o Senhor nos tem feito claro desde o princípio desta Obra. O Senhor nos guiou em que só sejam considerados nossos irmãos aqueles que se batisam entre nós. "
Interessante notar que "no princípio dessa obra" Louis Francescon considerava todos os cristãos protestantes como irmãos na fé e salvos em Cristo:
Livreto Histórico da Obra de Deus revelada pelo Espírito Santo no século passado, por Louis Francescon:
"...No ano de 1898, o Senhor salvou o irmão Giuseppe Beretta por meio dos Metodistas Livres, Americanos, o qual após algum tempo uniu-se conosco, Presbiterianos italianos..
Em fins de Abril de 1907, o Senhor me fez encontrar com um irmão Americano, um dos primeiros a receber a promessa do Espírito Santo em Los Angeles, no ano de 1906 e, por meio dele soube que na W. North Ave, 943, havia uma missão que anunciava a promessa do Espírito Santo e que o próprio pastor (W. H. Durham) A havia recebido. Na primeira semana freqüentei sozinho aquele serviço e o Senhor me confirmou que aquela era sua obra. No domingo seguinte me acompanhou o resto do grupo.
Naquele tempo enquanto se esperava a promessa, o Senhor fez saber ao irmão W. H. Durham e outros que Ele me havia chamado e preparado para levar sua mensagem a colônia italiana; após fui eu mesmo também confirmado por Deus."
Lembrando também que Francescon foi batizado por um irmãos que não era da fé e doutrina de acordo com a Congregação Cristã no Brasil. O único ponto que ele tomou em consideração foi o batismo por imersão nas águas. Segundo o próprio Francescon, a pessoa que o batizou, Giuseppe Beretta, foi salvo através de Metodistas Livres, e batizado em uma denominação chamada Igreja dos Irmãos:
"No ano de 1898, o Senhor salvou o irmão Giuseppe Beretta por meio dos Metodistas Livres, Americanos, o qual após algum tempo uniu-se conosco, Presbiterianos italianos.
Falei-lhe (a G. Beretta) também muitas vezes do citado batismo, mas, no momento não lhe era dado compreender. Em princípio de setembro de 1903 nos encontramos em Elgin, ILL., (no local onde eu com o irmão G. Marin estávamos executando um trabalho), lhe falei novamente (a G. Beretta) em presença deste, da necessidade em obedecer ao mandamento de nosso Senhor.
Então, servindo-se Deus também de outros meios, convenceu-se (G. Beretta) e dois dias após fez-se batizar mesmo em Elgin, por um irmão Americano pertencente à Igreja dos Irmãos (Church of the Brethren). Na ocasião lhe disse: "Irmão Beretta, agora que sois batizado, na próxima segunda-feira, dia 7 que é o dia do trabalho, batizar-me-ás também".
Igreja dos Irmãos em Elgin, Ill, nos dias atuais |
O batismo na Igreja dos Irmãos (Church of the Brethren) não é aceito pela CCB atual. Vejamos, segundo o site da própria Igreja dos Irmãos, como eles praticam o batismo há mais de 300 anos:
"Three hundred years ago, the first Brethren chose adult baptism as their ceremonial response to God’s saving act—the life, death, and resurrection of Jesus Christ. Today, in the presence of the congregation, a newly committed person kneels in the water of the baptistry, publicly acknowledges his or her decision, and is immersed three times forward, “in the name of the Father, and of the Son, and of the Holy Spirit.”
Tradução:
"Trezentos anos atrás, a primeira Irmandade escolheu o batismo adulto como sua resposta cerimonial ao ato de Salvação de Deus - a vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Hoje, na presença da congregação, a nova pessoa comprometida se ajoelha na água do batistério, publicamente reconhecendo sua decisão, sendo imersa TRÊS VEZES PARA FRENTE, "em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo".
Sendo assim, podemos concluir que:
- Francescon não menciona nenhum cargo ministerial ocupado por Beretta na comunidade italiana, levando a crer que ele não possuía nenhum ministério;
- Giuseppe Beretta batizou Louis Francescon (07 de Set. 1903) menos de uma semana após ele mesmo ter sido batizado nas águas;
- O batismo de Beretta não estava de acordo com a fé e doutrina da CCB, pois a imersão é feita para frente, 3 vezes, e falta parte da fórmula batismal que diz "em nome de Jesus Cristo te batizo";
- Beretta não era selado com a Promessa do Espírito Santo com evidência de novas línguas (o que é requisito para ser ordenado ancião e performar batismos na CCB), pois ele só foi selado em fins de 1907, de acordo com relato de Louis Francescon;
- Não há menção de como Louis Francescon foi batizado, se foi imerso 3 vezes, como na Igreja dos Irmãos, ou uma única vez, nem a fórmula batismal usada;
Baseado em todos estes fatos, nos dias atuais na CCB, O BATISMO DE LOUIS FRANCESCON SERIA CONSIDERADO INVÁLIDO, E ELE TERIA QUE SER BATIZADO NOVAMENTE POR UM ANCIÃO DA CCB, SELADO COM A PROMESSA, BATIZADO NA CCB POR OUTRO ANCIÃO TAMBÉM DA CCB, IMERSO PARA TRÁS UMA ÚNICA VEZ, EM NOME DE JESUS CRISTO E EM NOME DO PAI, E DO FILHO, E DO ESPÍRITO SANTO (a irmandade responde AMÉM).
7 – A CCB DETURPOU O CONCEITO
BÍBLICO DE GRAÇA DE DEUS, E SE AUTO INTITULOU COMO “VERDADEIRA GRAÇA”
Assim como as
Testemunhas de Jeová se apropriaram do nome Jeová, a CCB se apropriou da palavra
Graça. Segundo a Bíblia, Graça nada mais é do que o favor imerecido de salvação
dado por Deus aos homens, através da morte de Seu filho Jesus Cristo, mas a
Congregação Cristã inoculou na mente de seus membros, através de doutrinas
subliminares, que ela, a denominação religiosa sob um CNPJ, é a verdadeira graça do filho de Deus. Basta
ir a um culto e você irá ouvir pessoas testemunhando, dizendo: “Dou graças a
Deus por ter me chamado nessa graça”. Ou constantemente você irá ouvir anciães
pregarem “essa é a verdadeira graça do filho de Deus, o que tem aí fora é só
imitação”, “fique firme nessa graça, meu irmão”, ou então “fulano caiu da
graça”, significando que a pessoa pecou de acordo com a doutrina da CCB.
8 – PECADO DE MORTE
Assembléia de 1984
02 - ERROS DE DOUTRINA: PREGAR QUE
ADULTÉRIO NÃO É PECADO DE MORTE - E QUEM NÃO RECEBE A PROMESSA NÃO É
SALVO.
- Quem pregou que adultério não é pecado de morte deve se retratar perante a irmandade e desfazer o que disse. - Se alguns pecaram e depois declararam que se sentem perdoados, isto é entre eles e Deus.
Na CCB, na
prática, o único pecado que é considerado mortal é o sexo fora do casamento.
Isso é o que eles chamam de “pecado de morte”. Recentemente saiu um tópico de
ensinamento falando que não existe pecado de morte, mas pecado para morte. No
entanto, sexo fora do casamento sempre foi considerado pecado de morte, algo
que acredito que não irá mudar, assim como aconteceu com outros tópicos que
tentam corrigir vícios doutrinários, sem sucesso. O povo da CCB é viciado
nessas doutrinas, e mudar isso a esta altura do campeonato é mudar a identidade
da igreja.
9 – AS MULHERES NÃO POSSUEM
DIREITOS NA CCB
Na CCB a mulher
não pode fazer praticamente nada. Até mesmo o direito de tocar instrumentos
musicais lhes foi retirado décadas atrás, podendo tocar apenas órgão nas
igrejas. A CCB continua a pregar que as mulheres devem permanecer caladas nas
igrejas, e que se querem aprender algo que perguntem em casa a seus esposos. Elas
não podem se maquiar, usar joias, não podem cortar os cabelos nem usar calças.
Mesmo que uma mulher esteja em um relacionamento abusivo, com um esposo que a
espanque, a agrida verbalmente, humilhe ou não compareça no sexo, ela não tem o
direito de se divorciar, apenas se houver a consumação sexual, o que no
entendimento da CCB é a única coisa que gera o adultério. Inúmeras mulheres
permanecem em relacionamentos abusivos, orando e pedindo a Deus pela palavra,
pois pelo ministério elas não podem pedir o divórcio, senão irão perder a
liberdade na igreja.
10 – A CCB É CONTRA O ESTUDO
BÍBLICO E PRATICA O NEPOTISMO MINISTERIAL
Tópicos de Assembleia Geral 1971
46 - NÃO DEVEMOS PREGAR CONTRA O ESTUDO
Há servos que interpretam como uma proibição de estudo a parte da palavra que diz: “e o muito estudar enfado é da carne.” - NÃO É PROIBIDO ESTUDAR. Nesta reunião é dado esclarecimento a todos: O QUE NÃO PODEMOS FAZER É ESTUDAR A PALAVRA DE DEUS.
A Congregação Cristã no Brasil acredita que a única maneira de se conhecer a verdade sobre a Bíblia é através da sua revelação divina, isto é, através da própria CCB. Seus cooperadores e anciãos não estudam para ocupar cargos de liderança. Eles são apresentados para ocupar uma cadeira no ministério através de falsas revelações divinas, pois na verdade eles são apresentados por pessoas que sejam próximas do ancião local. Fato é que existem regionais onde famílias inteiras ocupam o ministério: Irmãos de sangue, pai e filho, primos e amigos próximos estão na liderança de importantes polos regionais da CCB. Basta abrir o Relatório das Igrejas para constatar famílias inteiras no ministério da mesma cidade. Muitos desses pregadores não sabem sequer responder perguntas básicas sobre a Bíblia, sobre quantos livros ela possui, em quais idiomas o Velho e o Novo testamento foram escritos, o que é o Pentateuco, e a região geográfica de Jerusalém. Esses pregadores repetem pregações que estão circulando da mesma maneira há décadas, carregadas de vícios e erros. Muitas vezes já vi pregadores lerem apenas um versículo da Bíblia, fecharem o livro e pregarem por vários minutos profecias aleatórias, prometendo inúmeras coisas materiais.
46 - NÃO DEVEMOS PREGAR CONTRA O ESTUDO
Há servos que interpretam como uma proibição de estudo a parte da palavra que diz: “e o muito estudar enfado é da carne.” - NÃO É PROIBIDO ESTUDAR. Nesta reunião é dado esclarecimento a todos: O QUE NÃO PODEMOS FAZER É ESTUDAR A PALAVRA DE DEUS.
A Congregação Cristã no Brasil acredita que a única maneira de se conhecer a verdade sobre a Bíblia é através da sua revelação divina, isto é, através da própria CCB. Seus cooperadores e anciãos não estudam para ocupar cargos de liderança. Eles são apresentados para ocupar uma cadeira no ministério através de falsas revelações divinas, pois na verdade eles são apresentados por pessoas que sejam próximas do ancião local. Fato é que existem regionais onde famílias inteiras ocupam o ministério: Irmãos de sangue, pai e filho, primos e amigos próximos estão na liderança de importantes polos regionais da CCB. Basta abrir o Relatório das Igrejas para constatar famílias inteiras no ministério da mesma cidade. Muitos desses pregadores não sabem sequer responder perguntas básicas sobre a Bíblia, sobre quantos livros ela possui, em quais idiomas o Velho e o Novo testamento foram escritos, o que é o Pentateuco, e a região geográfica de Jerusalém. Esses pregadores repetem pregações que estão circulando da mesma maneira há décadas, carregadas de vícios e erros. Muitas vezes já vi pregadores lerem apenas um versículo da Bíblia, fecharem o livro e pregarem por vários minutos profecias aleatórias, prometendo inúmeras coisas materiais.
11- A CCB SE CONSIDERA A ÚNICA
IGREJA VERDADEIRA POR POSSUIR ALGUMAS DOUTRINAS E COSTUMES PARTICULARES
A CCB acredita
ser a única igreja original que segue as doutrinas do uso do véu, ósculo santo, assento
separado na igreja (homens de um lado e mulheres do outro). Para os membros
dessa igreja, outras pequenas denominações que possuem doutrinas semelhantes
são constituídas por pecadores que abandonaram a verdadeira graça (a CCB) e
criaram uma cópia. Mal sabem eles que no século XIX praticamente todas as
igrejas tinham assentos separados por sexo e mulheres cobriam a cabeça com véu.
Até hoje existem grandes denominações mundo a fora que seguem esses costumes,
como a igreja A Luz do Mundo no México, e Sociedade Missão Mundial Igreja de
Deus, na Coréia do Sul, e a igreja Obra em Restauração, no nosso país, as quais nada tem a ver com a Congregação Cristã no
Brasil.
Igreja Obra em Restauração - Brasil
Igreja A Luz do Mundo - México |
Igreja de Deus - Coreia do Sul |
12– A CCB IMPÕE UMA SÉRIE DE
RESTRIÇÕES SEM SENTIDO A SEUS FIÉIS
Tópicos de Assembleia
2010
TÓPICO
13-ADVERTÊNCIA À IRMANDADE SOBRE VAIDADE E COSTUMES DO MUNDO ATUAL
Ultimamente, vem se observando que a vaidade e os costumes do mundo atual estão
se alastrando no meio do povo de Deus. A irmandade,em geral, tem
responsabilidade perante Deus de se enquadrar na Doutrina.
As irmãs devem evitar trajes exagerados vestindo sempre roupas modestas. As
santas do Senhor não devem usar pinturas, nem depilar as sobrancelhas ou
tingir os cabelos,nem darem-se à exibição de jóias.
Devem ter os cabelos crescidos conforme a Palavra. Vestidos decotados,sem
mangas, saias curtas ou abertas, roupas transparentes ou modelos indecorosos
não devem fazer parte dos costumes das servas de Deus.
Irmãos que tingem os cabelos e bigodes também devem entrar na disciplina.
Os jovens devem se abster de penteados e cortes de cabelo exóticos e
exagerados.
Nossa irmandade deve abster-se de tatuagens e piercings. Porém aos que estão se
convertendo ao Senhor e são tatuados, nada devemos impor. Aguademos que o
Senhor faça a obra em cada coração.
Tópicos de Assembleia 2017
*11. BARBA CRESCIDA E OU CAVANHAQUE (Repetição do Tópico 9 de 2014)
Aconselhamos nossos irmãos, inclusive seus filhos, que não é conveniente aos nossos princípios o uso de barba crescida e nem cavanhaque, como também os cabelos penteados de forma exótica.Quanto aos recém chamados na graça, aguardemos que o Senhor faça a obra. A saudação com ósculo santo em um rosto com barba crescida torna-se incômoda, tendo em vista a recomendação da Palavra: “...Saudai-vos uns aos outros com santo ósculo” (Romanos 16:16). O Ministério reprova o uso desse costume. Quanto aos irmãos que ocupam cargos ou Ministérios, apresentando-se assim, serão advertidos a enquadrarem-se neste ensinamento e, se persistirem, deverão deixar o seu cargo ou Ministério, pois essa é a disciplina da Congregação Cristã no Brasil, conforme os tópicos já anteriormente aprovados em Reuniões Gerais Anuais de Ensinamentos, os quais têm força estatutária. (Art.44 do Estatuto da Congregação Cristã no Brasil).
Em várias
localidades o corpo ministerial impõe sanções aos frequentadores membros da CCB
que não seguem à risca os ensinamentos dados acima. Não apenas este, mas também
há uma série de outras proibições sem sentido, tais como:
- Homens não podem usar bermudas;
- Homens não podem usar barba (bigode pode);
- Nos cultos, homens não podem exercer ministério se não estiverem de terno e gravata, em qualquer país do mundo, mesmo que essa vestimenta não tenha nada a ver com a cultura local;
- Os membros não podem ir à praia (mas muitos do próprio ministério vão escondidos);
- Membros não podem ter aparelho de Televisão em casa. Um tópico de Assembléia de 1962 diz “Existem anciães e cooperadores que não oram em casa de irmãos que possuem televisão; não podemos ser tão rigorosos.”. Em muitos lugares famílias da CCB não possuem aparelho de televisão em casa até os dias atuais.
Se for ao
cinema, praia, clube de campo, rio, parque de diversões e ocorrer uma
fatalidade de morte nesses lugares, a pessoa pode ser negada o serviço de
funeral, pois estava em “desobediência à Palavra de Deus”.
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